terça-feira, 9 de junho de 2015

GUNS N' ROSES


·         GUNS N' ROSES

Em 1985, surgia uma das maiores e mais bem sucedidas bandas de Rock de todos os tempos. O vocalista Axl Rose e o guitarrista base Izzy Stradlin, fundavam a banda de Hard Rock, Guns N' Roses, na época a banda contava com o guitarrista solo Tracii Guns, o baixista Ole Beich e o bateirista Robbie Gardner; porém a formação durou pouco tempo, relatos dizem que apenas 2 ou 3 shows foram feitos com Tracii Guns, Beich e Gardner na banda, após isso, por motivos diversos, os mesmos foram substituídos respectivamente por Slash (guitarra), Duff McKagan (baixo) e Steven Adler (bateria) e assim iniciava a chamada Formação Clássica ou Formação Original, do Guns N' Roses. A banda lançou seu primeiro EP (álbum de menor duração) de 4 músicas, o disco "Live ?!*@ Like a Suicide", porém não foi bem sucedido.

ERA 87'-93'

APPETITE FOR DESTRUCTION E G N' R LIES

A fama do Guns N' Roses chegou em 1987 quando foi lançado o seu disco, Appetite for Destruction, que contém 3 dos mais conhecidos singles da banda que são "Welcome to the Jungle", "Sweet Child o' Mine" e "Paradise City". É tido como um dos principais discos da história do Rock e vendou mais de 30 milhões de cópias. A "febre" do disco começou logo após o grupo iniciar sua turne, na qual no inicio os shows eram feitos para a abertura de shows principais de bandas como Aerosmith, Iron Maiden e The Cult. O sucesso já era grande principalmente pela Sweet Child o' Mine (que é até hoje uma das músicas mais famosas do mundo, tento como característica principal o riff de guitarra e o seu refrão), mais foi ainda ampliado em 1989 com o lançamento do G N' R Lies, da famosa "Patience".

ROCK IN RIO II (1991)

Com a banda em auge mundial, enfim o Guns N' Roses recebeu o convite para ser a atração principal do Rock In Rio II. Então, convite aceito e em Janeiro de 1991 o Guns chegava pela primeira vez ao Brasil, mais precisamente, ao Rio de Janeiro. A banda contava com duas mudanças em sua formação, saia Steven Adler (baterista) e entrava Matt Sorum (ex-baterista do The Cult) e ainda tinha o acréscimo de um instrumento, o teclado, manuseado pelo tecladista Dizzy Reed. Foram feitos 2 shows, em 20 e 23 de janeiro, considerados por Axl, os melhores show do Guns N' Roses até então.

USE YOUR ILLUSION I e II

Mais uma troca de integrantes era feita no Guns N' Roses, era a vez da saída do co-fundador e guitarrista base, Izzy Stradlin, e entrava Gilby Clarke. A banda estava seu auge, mas ainda dava pra se superar, e eles se superaram, e se coroaram de vez com o maior banda de Hard Rock do Mundo da época, isso aconteceu com o lançamento do álbum duplo Use Your Illusion. Em 17 de Setembro de 1991 eram lançado Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, que mesmo não vendendo mais cópias que o Appetite for Destruction, mostrou a qualidade de Guns N' Roses com 10 singles. Use Your Illusion Tour é maior turnê da Historia do Rock em Tempo, Público e Renda. Iniciada em 24 de Maio de 1991 e finalizada em 17 de Julho de 1993, a turnê durou 26 meses, com 192 shows em 32 países. O fim da turnê marcou o fim de uma Era.

"THE SPAGHETTI INCIDENT?" e UMA PAUSA

Após o fim da Use Your Illusion Tour, o Guns N' Roses sumiu dos palcos por um longo período. Mas antes, ainda em 1993, a banda lançou um álbum cover, o "The Spaghetti Incident?", que consiste de regravações de músicas dos anos 70 e 80. O disco vendeu cerca de 6 milhões de cópias, foi bastante criticado por não conter músicas da banda em si. No mesmo ano, Gilby Clarke deixou a banda. Daí por seguinte, o Guns N' Roses parou por 7 anos (1994 - 15 de Janeiro de 2001). Eles ensaiavam, compunham, mas não faziam shows, não lançavam música e muito menos disco. Axl e sua banda sumiram dos olhos da sua multidão de fãs por um bom período.

"NEW" GUNS N' ROSES MUDANÇAS, VOLTA E CHINESE DEMOCRACY

Em 1996 ocorreu a mudança que mudou a história do Guns, e do mundo do Rock, saía Slash, o rosto mais conhecido do Guns N' Roses, depois de Axl Rose, o guitarrista pediu demissão após muitas brigas com Axl, e até hoje os dois não se falam, e a saída dele desencadeou as saída do restante dos integrantes. Em 1997, saía Duff McKagan, o motivo principal foi a saída do Slash. No mesmo ano, Matt Sorum era demitido da banda, segundo ele, devido a uma discussão que teve com Axl por defender Slash em uma conversa no estúdio em que se reuniam. Restaram o líder Axl Rose, e o tecladista Dizzy Reed, esses estão no Guns N' Roses até hoje. Em 1999, Guns lançou sua primeira música após a paralização, a "Oh My God" a banda até então tinha Axl Rose nos vocais, Dizzy Reed nos teclados, Paul Tobias na guitarra base, Tommy Stinson no baixo, Josh Freese na bateria e Chris Pitman como multi-instrumentista mas principalmente tecladista. Como a banda não tinha um guitarrista solo, a música contou com a participação especial de Dave Navarro e Gary Sunshine como guitarristas solos.
   Em 2000 eles anunciaram a sua volta definitiva, em Janeiro de 2001 no Rock in Rio III. Até que chegou o dia, e lá estavam eles, com 240 mil pessoas para assistir a volta de uma das bandas mais famosas do final dos anos 80' e início dos 90'. Por volta da meia noite, os acordes de Welcome to the Jungle anunciava o retorno deles, do Guns N' Roses. Quase totalmente modificado, o Guns voltou com Axl Rose no vocal (e no piano em November Rain), Buckethead na guitarra, Robin Finck também na guitarra, Paul Tobias na guitarra base, Tommy Stinson no baixo, Bryan Mantia na bateria, Dizzy Reed e Chris Pittman nos teclados. Axl decidiu impor um ritmo mais fraco a banda, não fazendo tantos shows no ano. Desde 1996, Axl prometia um novo albúm, o Chinese Democracy, que passou a ser conhecido como o álbum mais adiado de todos os tempos. Mais algumas alterações, sai Bryan Mantia, Buckethead e Paul Tobias; e entra Frank Ferrer na bateria, Bumblefoot na guitarra e Richard Fortus na guitarra base. Em 23 de novembro de 2008 enfim é lançado o tão aguardado Chinese Democracy, mal criticado por parte dos fãs que insistem na volta da formação clássica, e amado pelos fãs que também são grandes admiradores desse "Novo" Guns n' Roses. Em 2009, o Robin Finck foi substituído pelo guitarrista solo DJ Ashba e foi dado o início da Chinese Democracy World Tour.

APPETITE FOR DEMOCRACY - PRESENTE

Em 2011, o Guns N' Roses teve sua terceira passagem pelo maior evento de Rock do Mundo, o Rock In Rio IV. Eles foram a banda que fecharam o evento, com o show muito criticado pelo público brasileiro. O show teve quase 2 horas de atraso, Axl e sua turma entraram no palco de madrugada por volta das 2h, Axl com uma voz maltratada devido a estar gripado e ainda por cima o show foi debaixo de chuva, havia a possibilidade do show ser cancelado para a preservação da saúde do cantor e para não prejudicar aparelhos pirotécnicos e etc, mas Axl não permitiu, e mesmo atrasado, que já virou marca do astro, gripado e com pelo menos uns 30% do público ter ido embora, ele subiu ao Palco Mundo e com sua banda fez um bom show, porém atrapalhado pela chuva e os fatores já ditos. Em 2014, o Guns N' Roses retornou a América do Sul e consequentemente ao Brasil para a "South American Tour 2014", passou com 8 capitais brasileiras, a turnê recebeu uma boa crítica e meio que apagou da memória dos fãs (pelo menos da dos presentes nos shows) a má performace de Axl Rose no Rock In Rio IV em 2011. Ainda em 2014, no final do ano, o Guns N' Roses lançou depois de tantos anos um DVD ao vivo, o Appetite for Democracy, gravado em 2012 durante a turnê "Appetite for Democracy"que comemorava os 25 anos do disco Appetite for Destruction de 1987 e os 4 anos do Chinese Democracy de 2008. No inicio de 2015 a última mudança, Bumblefoot saiu do Guns N' Roses, e por enquanto a banda está inativa até o encontro de um novo guitarrista solo. Acontece que apesar de tanta polêmica, troca de integrantes, atrasos, e por aí vai, Guns N' Roses é uma das bandas que mais marcaram o Rock na história, e por isso milhões de fãs em todo mundo, agradecem a Axl Rose por manter o Guns N' Roses vivo, e agradecem a Slash, Duff, Izzy, Adler, Sorum, Clarke e Dizzy, por formarem o grandioso Guns N' Roses dos anos 80' e 90'. Guns N' Roses ainda arrasta multidões de fãs por onde passa, é possivel ver muitos jovens nos shows, o que mostra que seus fãs estão sendo renovados. Guns N' Roses (Armas e Rosas): "As armas são pra dizer que lutamos, e as rosas pra dizer que vencemos."


 

 






Assista alguns vídeos da banda abaixo:


 
 
 
 
 
 
 
Texto por: Guilherme Borde. 2015